5. Histórico

12 de junho – Mesa redonda pelo canal de YouTube :

Letramento Racial e Classificação Étnico-Racial na Ciência: Desafios e Responsabilidades na Plataforma Lattes, na Construção de Dados Étnico-Raciais
Como a Classificação de Raça e Cor Impacta Seu Futuro no ENEM e Vestibulares?
ASSISTA: 12 de junho (Quinta), 14:00
com a profa. Joana (vice-reitora), a profa. Marlise (diretora do PROAFE-UFSC), profa. Adriana Kaingang e profa. Carolina.

02 de junho – Parcerias firmadas com RoverUp, Minatech, Kawaii Tech Podcast, Mulheres Cientistas.

24 de maio – Reunião com Minatech. Dra. Glaucia e profa. Daniela Suzuki, Tatiana Takimono, Juliana e meninas do projeto Stemina.

09 de maio – Tive o prazer de apresentar o projeto STEMINA à Marina Barbieri, do Sebrae Delas Mulher de Negócios SC, e fomos convidados para o Delas Summit 2025. O evento acontece nos dias 30 e 31 de outubro, no CentroSul (Florianópolis), reunindo mulheres que impulsionam negócios com propósito. Vamos juntas transformar desafios em conquistas e fortalecer o empreendedorismo feminino no Brasil!

06 de maio – reunião com a EEM Jacó Anderle, na Vargem Grande (Florianópolis), orientação da profa. Lauren dos Santos da Costae alunas Júlia Kunde Spiering DelgadoAngelina Jully da Silva Santos e Anny Gouvea Duarte,

29 de abril- o projeto Stemina reuniu-se com a professora Mayanna Leegya e suas talentosas alunas da Escola Técnica Estadual Pastor João Pereira Gomes Filho (João Pessoa – PB).

28 de Abril de 2025 – IFSC-Itajaí inicia parceria com Stemina

Em 28 de abril, a professora Fernanda Argaud e alunas do IFSC-Itajaí reuniram-se com a equipe Stemina para firmar parceria que:

• Incentiva meninas em STEM
• Promove igualdade de gênero
• Oferecerá cursos e podcast de empoderamento

A iniciativa busca uma educação mais inclusiva, com ações práticas para o desenvolvimento das estudantes.

25 de Abril de 2025 – Conheça o projeto RA nas Escolas com a profa. Eliane Pozzebon

Tivemos a honra de conversar com a professora Eliane Pozzebon (Engenharia de Computação – UFSC Araranguá), coordenadora do projeto Realidade Aumentada nas Escolas (https://raescolas.ufsc.br/).

A iniciativa surgiu para popularizar tecnologias educacionais inovadoras no ensino de ciências em escolas públicas. Desenvolvido por alunos, professores e pesquisadores do LabTeC UFSC (Laboratório de Tecnologias Computacionais da UFSC Campus Araranguá), o projeto combina pesquisa e extensão para transformar a educação.

Como primeiro passo para uma futura parceria, o Stemina recebeu da professora Eliane um kit de Realidade Aumentada, que nos permitirá explorar novas possibilidades educativas.

**** Stemina inicia parceria com escola indígena em Ipuaçu-SC ****

Realizamos nosso primeiro encontro com a professora Rose Santos, da Escola Indígena Cacique Vanhkrê (Ipuaçu-SC). Durante a reunião:

• Apresentamos o projeto Stemina e suas ações
• A professora demonstrou grande entusiasmo pela iniciativa
• Já está em processo de seleção das alunas que participarão

Esta parceria marca um importante passo para levar o Stemina às comunidades indígenas, promovendo educação científica e empoderamento entre as jovens estudantes.

21 de Abril de 2025 –  Primeira Reunião com a Profa. Flavíula Araújo Costa e Alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Canaã, Jacundá – Pará: Iniciando a Jornada no STEMINA

 

20 de Abril de 2025  – Encontro na EIEB Itaty marca início do projeto STEMINA

Em visita à Escola Indígena de Ensino Básico (EIEB) Itaty, conversamos com Jerá, coordenadora educacional, sobre o lançamento do projeto STEMINA. Durante a 21ª Semana Cultural da escola, realizada na Terra Indígena Morro dos Cavalos (Palhoça/SC), tivemos a honra de encontrar Kerexu Yxapyry, liderança Guarani, e Mikaelly Tayse Carneiro do Nascimento, aluna participante do projeto. O evento ganhou ainda mais significado com a recente conquista histórica da comunidade: a homologação e registro definitivo da terra indígena no município.

A Terra Indígena Morro dos Cavalos é Território Guarani, tem bioma Mata Atlântica com 78 famílias, 4 aldeias e 1983 hectares (quase 20 km2).

STEMINA tem como missão fortalecer a representatividade feminina nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação, promovendo independência social e empoderamento financeiro. Afinal, esses setores concentram as maiores oportunidades de emprego e remuneração. O projeto visa despertar o interesse de meninas da rede pública, do 8º ano do fundamental ao 3º ano do médio, pela tecnologia por meio de Cursos, divulgação científica e preparação para o cursos superior. Com abrangência nacional e equipe multirregional, o STEMINA atende alunas de escolas públicas, técnicas, rurais e indígenas, priorizando a diversidade étnico-racial. As ações desenvolvidas serão compartilhadas com redes públicas de todo o país, ampliando o impacto.

17 de Abril de 2025 – Reunião virtual para delinear as atividades do podcast, temas cronograma e tarefas. Estavam presentes a profa. Daniela Suzuki, a Dra. Glaucia Moreno e Mayana.

14 de Abril de 2025 – Início da implementação das bolsas.

09 de Abril de 2025 – Reunião equipe com Rover Up (www.roverup.com.br)

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagemNão foi fornecido texto alternativo para esta imagem

04 de Abril de 2025 – Escola Nova Canaã, Jacundá – Pará.

A professora Flavíula deu início ao projeto Stemina na Escola Nova Canaã, em Jacundá-PA, com o objetivo de fortalecer a representatividade feminina nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação, promovendo independência e empoderamento financeiro por meio da capacitação tecnológica.

03 de Abril de 2025 – Reunião virtual da Equipe de cursos com as profas. Daniela Suzuki, profa. Fernanda Argoud, profa. Fernanda Sumita, profa. Thamires, Tatiana Takimoto e a Dra. Glaucia. Foi discutido sobre as bolsistas de IC para os cursos e como serão desenvolvidos os cursos.

30 de Março de 2025 – Visita para apresentação do projeto Stemina para as escolas do Território Kaingang em Xanxerê-SC

“Preservar as raízes de uma nação, é preservar sua própria identidade”.

O povo Kaingang possui uma rica tradição gráfica e simbólica, expressa principalmente em sua arte corporal, cerâmica, cestaria e ornamentos.

Kairu é simbolizado por um círculo na cor vermelha e Kamé é simbolizado por um traço na cor preta, uma linha.

O sol é Kamé e a lua é Kairu, as plantas, animais e todos elementos que fazem parte da natureza, são conhecidos pela etnia kaingang por Kamé ou Kairu.

?? de Março de 2025

 

14 de Novembro de 2024 – Reunião para início do STEMINA

 

09 de Outubro de 2025

GANHAMOS A CHAMADA CNPQ Nº 31/2023 – MENINAS NAS CIÊNCIAS EXATAS, ENGENHARIAS E COMPUTAÇÃO