Apresentação do Projeto Stemina no Território Indígena Kaingang

02/04/2025 17:25

No dia 31 de março de 2025, profa. Daniela Suzuki (representando a Engenharia), a Profa. Adriana Kaingang (História) e a Profa. Fátima Regina Mena Silva (Bioquímica), integrantes do projeto STEMINA da UFSC, realizamos a apresentação do projeto para diretores e professores das escolas do território indígena Kaingang, localizado entre Entre Rios e Ipuaçu (SC), próximo a Xanxerê.
Agradecemos especialmente a calorosa recepção do Diretor Ari Neri e dos professores da Escola Indígena Cacique Vanhkre, bem como às diretoras e professoras da Escola Indígena Pinhalzinho e Paiol de Barro.
Durante a visita, pudemos observar a presença de Kamé e Kairu, personagens centrais do mito de criação do povo Kaingang, representados nas paredes das escolas por meio de símbolos tradicionais.
Por fim, gostaríamos de destacar e agradecer à professora Selene de Souza S. Soares pelos kit de cartas das Mulheres Cientistas e da Meta 2030 (mulherescientistas.ufsc.br) que levamos para as escolas indígenas, reforçando nosso compromisso com a educação e a divulgação científica.

Para saber mais dos Kaingangs: https://especiais.nsctotal.com.br/originarios-sc/kaingang-santa-catarina/

 

Escola Cacique Vanhkré  é uma escoal indígena localizada na Terra Indígena Xapecó, no município de Ipuaçú-SC.

Grupo de dança da Escola Indígena Paiol de Barro