Projeto STEMINA inicia parceria com escola em IFSC-Itajaí

28/04/2025 21:54

Reunião marca início da parceria entre professora Fernanda Argaud (IFSC-Itajaí) e projeto STEMINA 

A profa. Fernanda Argaud e alunas do Instituto Federal de Santa Catarina IFSC-Itajaí tiveram uma reunião com a profa. Daniela no dia 28 de abril. O objetivo é incentivar meninas nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) e promover igualdade de gênero.

A iniciativa oferecerá cursos e um podcast sobre empoderamento feminino, com foco no desenvolvimento das estudantes. A parceria marca o início de um trabalho para uma educação mais inclusiva na região.

A comunidade escolar aguarda com expectativa as próximas ações deste projeto.

Primeira Reunião com a Profa. Flavíula Araújo Costa e Alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Canaã, Jacundá – Pará: Iniciando a Jornada no STEMINA

21/04/2025 11:16

No dia 21 de abril, ocorreu a primeira reunião entre a professora Flavíula Araújo Costa, alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Canaã, em Jacundá (PA), e a equipe do projeto STEMINA (profas. Glauca e Daniela). O encontro marcou o início de uma parceria voltada para incentivar meninas nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), promover a igualdade de gênero na educação, podcast sobre empoderamento feminino.

O STEMINA foi apresentado como uma oportunidade de cursos e podcast com o objetivo de empoderar as participantes por meio do conhecimento prático e do estímulo ao pensamento crítico. A troca de ideias reforçou o compromisso de todos os envolvidos em construir um ambiente educacional mais equitativo e motivador.

Essa primeira reunião não só estabeleceu as bases para as ações futuras, mas também simbolizou um passo significativo na direção de uma educação transformadora para as meninas de Jacundá. A comunidade escolar aguarda com entusiasmo os próximos passos dessa colaboração promissora.

Encontro na EIEB Itaty marca início do projeto STEMINA

20/04/2025 07:33

Fomos conversar com a Jerá ,coordenadora educacional da Escola Indígena de Ensino Básico-EIEB Itaty, sobre o início do nosso projeto STEMINA. Tive o prazer de encontrar Kerexu Yxapyry (liderança Guarani) e a aluna do projeto Stemina Mikaelly Tayse Carneiro do Nascimento. Havia a 21ª Semana Cultural da Escola Itaty, na Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, Santa Catarina. Esse ano ocorreu uma conquista histórica para os indígenas: a conclusão do processo demarcatório, com a homologação e registro da terra no município de Palhoça! 🎉

 

Escola Nova Canaã em Jacundá-Pará

18/04/2025 07:52

A professora Flavíula deu início ao projeto STEMina na Escola Nova Canaã, em Jacundá-PA, com o objetivo de fortalecer a representatividade feminina nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação, promovendo independência e empoderamento financeiro por meio da capacitação tecnológica. Com abrangência nacional e inclusão étnico racial, o STEMina busca capacitar professoras, produzir material didático prático, acompanhar as participantes e gerar publicações científicas, além de popularizar a ciência por meio de mídias digitais, mostrando como a matemática e a física são fundamentais no cotidiano, estimulando assim o interesse das mulheres por carreiras.

 

Apresentação do Projeto Stemina no Território Indígena Kaingang

02/04/2025 17:25

No dia 31 de março de 2025, profa. Daniela Suzuki (representando a Engenharia), a Profa. Adriana Kaingang (História) e a Profa. Fátima Regina Mena Silva (Bioquímica), integrantes do projeto STEMINA da UFSC, realizamos a apresentação do projeto para diretores e professores das escolas do território indígena Kaingang, localizado entre Entre Rios e Ipuaçu (SC), próximo a Xanxerê.
Agradecemos especialmente a calorosa recepção do Diretor Ari Neri e dos professores da Escola Indígena Cacique Vanhkre, bem como às diretoras e professoras da Escola Indígena Pinhalzinho e Paiol de Barro.
Durante a visita, pudemos observar a presença de Kamé e Kairu, personagens centrais do mito de criação do povo Kaingang, representados nas paredes das escolas por meio de símbolos tradicionais.
Por fim, gostaríamos de destacar e agradecer à professora Selene de Souza S. Soares pelos kit de cartas das Mulheres Cientistas e da Meta 2030 (mulherescientistas.ufsc.br) que levamos para as escolas indígenas, reforçando nosso compromisso com a educação e a divulgação científica.

Para saber mais dos Kaingangs: https://especiais.nsctotal.com.br/originarios-sc/kaingang-santa-catarina/

 

Escola Cacique Vanhkré  é uma escoal indígena localizada na Terra Indígena Xapecó, no município de Ipuaçú-SC.

Grupo de dança da Escola Indígena Paiol de Barro